Translate

terça-feira, 28 de maio de 2013

Não se desespere - Mario Sergio Cortella

Ontem passando pelos canais da TV,  estava ao vivo o Filósofo, Escritor e Educador Mario Sergio Cortella no programa Tribuna Independente na Rede Vida, falando sobre seu novo livro "Não se desespere".
Ele respondeu muitas questões sobre ética, princípios éticos, diferença de ética e etiqueta, angústia, escola, escolarização, formação, esperança no sentido do verbo esperançar e não esperar, suicídio, carência, racismo, pânico, política, estresse, Deus, religião e religiosidade entre muitos outros temas.
Ao término do programa, relembrei a época em que ele foi Secretário da Educação na Prefeitura de São Paulo e pensei: infelizmente ele foi o secretário certo no tempo errado, porque naquela época a  maioria dos educadores e o próprio sistema educacional não estavam preparados para suas propostas e ideias. Era mais ou menos assim: os educadores tinham um pé firme no moderno, o outro querendo ir para o pós moderno e o Secretário com os pés no contemporâneo.
Era improvável. Ideias de inovar, ousadia, ética, escolarização, festas escolares diferente de comemorações, enfim as cabeças dos educadores davam nós!
E hoje, tudo isso me é tão claro! Sinto que ainda é muito nublado para alguns ou muitos e ainda é difícil enxergar uma melhora na qualidade da educação.
O filósofo e educador Mario Sergio usou termos como personal father e personal mother, referindo-se às famílias que desejam isso nas escolas.
Até achei graça na hora, mas no fundo não há nada de engraçado nisso, porque ele pontuou que formação depende do conjunto escola e família e à escola cabe tão somente a escolarização.
E de fato, hoje muitas questões que não são das escolas estão dentro delas e muitas estão sem respostas...
Como é possível manter um bom nível de ensino em 4 horas com 35 alunos por sala, perguntou o filósofo e, ainda se referindo à ética, afirmou que a falta dela é extremamente prejudicial à comunidade escolar assim como as políticas e leis que precisam ser repensadas em toda sociedade, porque falar de política é diferente de fazer política.
Mas de acordo com o que ele disse, vamos esperançar, não se desespere e leia o livro. Sem dúvida deve ser ótimo como tudo que ele já escreveu e eu vou à busca!


Eis algumas frases e pensamentos dele:

  • Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve. Ética é a concepção dos princípios que eu escolho, Moral é a sua prática. É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.
  • A palavra comemorar remete quase sempre ao verbo festejar; entretanto, comemorar significa memorar com outros, ou, em outras palavras, lembrar junto, o que não implica em ser, com exclusividade, uma recordação festiva. (Trecho do livro Não espere pelo epitáfio...Provocações Filosóficas)
  • É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza. (Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas)
  • Raízes não são âncoras... "Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra"
  • Emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Meu trabalho é minha obra. A noção grega de obra é poiesis. De onde vem poesia, que é o que você elabora. Eu gosto dessa ideia. Tanto que não há estresse no meu trabalho, só cansaço. Cansaço resulta de um esforço intenso e estresse resulta de um esforço para o qual você não vê sentido. Cansaço se cura descansando. Estresse só se cura se houver mudança de rota.
  • O líder é alguém que nos inspira a não 'apequenar' a vida, o trabalho, a empresa, a comunidade, a nação, o mundo.
  • A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.


Boa leitura! Beijosssss no ♥, Maykira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela conversa e cafezinho! Beijossss no ♥